domingo, 4 de outubro de 2009

Portugal que Futuro?, por Medina Carreira e Eduardo Dâmaso

Mais uma publicação que conhece a luz do dia, no passado mês de Setembro: Portugal, que futuro? – o tempo das mudanças inadiáveis, em co-autoria de Medina Carreira, advogado e ex-ministro das Finanças e de Eduardo Dâmaso, Director-adjunto do Jornal Correio da Manhã, pelas mãos da editora Objectiva. Um livro estruturado, ou melhor, dividido em oito capítulos e um posfácio do próprio Eduardo Dâmaso, intitulado de “O país dos líderes perdidos”.
Este livro, que aparece numa altura difícil, em que as pessoas dos quatro cantos do mundo vivem sob uma tensão permanente, quase angustiante, decorrente da crise financeira internacional, e com dificuldades em fazer “sarar” a ferida.
Fiquemos, então, com um breve excerto desta pérola literária:
“O nosso país está a suportar, assim e inconscientemente , a acção de um sistema político-partidário fechado sobre si mesmo, com reduzida qualidade, intencionalmente “armadilhado” na criação dos requisitos para a sua sobrevivência e, até agora, sem qualquer capacidade para promover a sua requalificação.
Porque são estes os partidos fundamentais que temos e em que podemos votar, na convicção de que só eles têm as condições suficientes para mudar aspectos decisivos da nossa sociedade, é sobre eles que recaem todas as expectativas para o nosso futuro e é também sobre eles que pesam todas as responsabilidades pela ausência ou pela ineficiência da sua acção.
Só eles comandam um sistema que ainda não começou a resolver os nossos problemas e que, pelo contrário, nos conduziu ao estado deplorável de decadência em que nos encontramos. Os grandes partidos têm de “mudar” porque essa é a condição da “mudança” do que entre nós está errado e podre. Estamos num “beco” e procuramos uma “saída”.
A tarefa é tão complicada quanto urgente.”(págs 28-29)
Aqui está lançado o mote para a sua leitura, no caso de não ser um “yes man”. Aceite o repto!

1 comentário:

abel torres disse...

Óptima sugestão de leitura!
Gostei da visita ao seu blogue e prometo assiduidade na visita.
Continue o bom trabalho.
Saudações!